25 de fevereiro de 2007

25. Ursos

Sempre gostei muito de leite com chocolate. No início era Nesquik. Às vezes bebia-se Toddy, que tinha a vantagem de trazer alguns brindes dentro. Normalmente miniaturas de cães.
Nos anos 70 havia ainda outra alternativa: por vezes atravessava-se a fronteira e enchia-se o Volkswagen Brasilia com embalagens de Cola Cao, pêssego em calda e gel de banho. O Cola Cao passou a ser o meu favorito. Quando acabava, entre viagens a Badajoz, ao pequeno-almoço, maldizia as colheradas de Nesquik que me deitavam no leite.
Depois veio a CEE e o Cola Cao instalou-se por cá. Mas infelizmente já era tarde de mais para mim. Apesar de ainda o apreciar bastante, já não chegou a tempo de satisfazer a minha ansiedade infantil.
Os anos 90 trouxeram modalidades mais requintadas: ainda comprei algumas vezes o pretencioso Cadbury. Mas o meu alinhamento com o movimento operário impedia-me de continuar a consumir produtos de gama alta.
E foi assim que, com agrado, descobri o achocolatado instantâneo do Continente. É saboroso. Tem uma embalagem honesta, fabricada com folha de alumínio e cartolina. Gosto também do urso que, tendo o tamanho de uma chávena, espeta o seu polegar e me convida, com uma vitalidade quase lasciva, a ter um dia positivo.
Se ignorar o polegar espetado, que associo ao modelo de sucesso norte-americano, o resto da embalagem transporta-me para a Leninegrado dos anos 60. Produtos únicos, embalagens simples, qualidade sofrível, bonecos risonhos. Acho que isso tem muito a ver com o ursinho Misha (mascote dos Jogos Olímpicos de Moscovo em 1980).

8 comentários:

Anónimo disse...

E o Ovomaltine?

Unknown disse...

Ovomaltine não gosto muito. Mas ainda bebi alguns.

Anónimo disse...

Ai, o Misha....eu chorei quando foi o fim dos Jogos Olímpicos, com o Misha...e tenho a caderneta com os cromos!

Unknown disse...

Hoje em dia deve valer uma fortuna. Não sei como ainda vais trabalhar...

Anónimo disse...

É mesmo só pelo prazer da companhia de algumas pessoas

Unknown disse...

Já estou a ver quem.

Fada Moranga disse...

Pois eu andava agarrada ao Suchard express... Mas hoje descobri o ChocoKid! Tem mais 4% de cacau que o Suchard e muito mais vitaminas e custa menos €3!

Fada Moranga disse...

Foi no FeiraNova!