22 de fevereiro de 2007

22. Capricho e preconceito

Li ontem na revista do Expresso de 9 de Fevereiro a coluna de opinião da Clara Ferreira Alves. O meu já conhecido problema de desfasamento informativo levou a que tenha escrito no dia 12 antes de ler a referida coluna.
Apesar de concordar com muitas das afirmações (as que dizem respeito ao regime político e económico), fiquei um pouco surpreendido (ou talvez não) com outras (as que dizem respeito à cultura e sociedade):
«... acho a sociedade chinesa cruel, fechada e desinteressante, remota em relação aos nossos gostos e conceitos.»
«Os chineses são impenetráveis...»
«Tudo, na China, é estranho à sensibilidade europeia, e não é pelo facto de a China ser uma potência emergente que se tornou uma sociedade mais humana ou mais amável
«... é impossível não perguntarmos o que diabo fazem tantas lojas chinesas em território português e quem sustenta e apoia estes comerciantes que resolvem vir para Portugal e para uma região de Portugal que está nos antípodas da sua sensibilidade, como o Alentejo.»

Note-se que nunca estive na China. Nem no «Oriente». Mas a minha sensibilidade europeia está, aparentemente, nos antípodas da «sensibilidade» da Clara Ferreira Alves.

1 comentário:

Anónimo disse...

É o tipo de linguagem de quem se leva realmente a sério.