16 de fevereiro de 2007

16. Jornais de Agosto

Apesar de me ocupar uma assoalhada adicional, tem alguma graça arrumar jornais com alguns meses de desfasamento. Por exemplo, hoje recordei que em Agosto era notícia que «grávidas de Elvas escolhem Badajoz para ter bebés». E lembrei-me, com requintada ironia, que em breve as grávidas de Elvas não vão precisar de fazer abortos em Badajoz.
Ao contrário dos poderes locais e de alguns nacionalistas mais abespinhados acho interessante este intercâmbio internacional com o país vizinho. Acho que vale a pena. Só de pensar nas pratadas de churros fico com vontade de ir visitar as minhas primas de Elvas no recobro pós-parto.
Por outro lado, esta arqueologia faz pensar que, apesar do que se diz, os acontecimentos desenrolam-se com relativa lentidão. Em Agosto era já notícia que «Irão anuncia nova fase do seu programa nuclear». Nesse tempo o nome do presidente iraniano era ainda misteriosamente omitido das reportagens faladas na rádio ou na televisão. De facto, Mahmoud Ahmadinejad não é muito fácil de pronunciar.
A minha requintada ironia faz-me lembrar que a Ásia Central continua a boicotar os media ocidentais: Gurbanguly Mälikgulyýewiç Berdimuhammedow foi esta semana eleito presidente do Turquemenistão. Foi uma lufada de ar fresco num país que foi governado até Dezembro do ano passado por Saparmyrat Ataýewiç Nyýazow que, numa das suas medidas de mais funestas consequências, alterou a designação dos dias da semana e dos meses para nomes de familiares seus. Outras inovações que revelam o grande alcance da sua magistratura foram a proibição da ópera e do balé, o despedimento de todas as enfermeiras do país, o encerramento de todos os hospitais localizados fora da capital e a proibição de maquilhagem na televisão. Como atenuante tem o facto de toda a família ter sido morta num terramoto em 1948, tendo Saparmyrat sido educado num orfanato soviético. Em resumo, não gostaria de me cruzar na rua com um enfermeiro nacionalista turcomeno abespinhado. Mesmo em Agosto.

2 comentários:

Anónimo disse...

inventaste "aquela" da designação dos dias e dos meses, certo?
podes passar cá em casa para trabalhos de arqueologia?
Berdimuhammedow, depois das 19h?
A2

Unknown disse...

É a verdade mais verdadeira: http://en.wikipedia.org/wiki/Saparmurat_Niyazov

Estou em exílio voluntário na província. Regresso amanhã.