13 de fevereiro de 2007

13. Sebastián

Em 2007 diz-se muito «Era preferível que isto aqui fosse a Espanha.» Talvez fosse. Ou talvez não. Prefiro pensar que «Era preferível que isto aqui fosse a Noruega.» De qualquer das formas não sei se me adaptaria a viver em casas de madeira em florestas e a tomar banho em lagos gelados, enquanto cantarolava alegremente Ja, vi elsker dette landet.
O que me parece claro é que esta mania de «Era preferível que isto aqui fosse [um qualquer país mais desenvolvido que Portugal]» é mais uma manifestação de um velho costume nacional (português e não norueguês): esperar que alguém apareça, afastando com a sua espada o nevoeiro nacional, e resolva todos os problemas sem termos grandes chatices. A ideia é simpática. Agrada-me. Dez milhões de pessoas deitadas na relva a ouvir concertos de harpa, à beira de rios de mel e vodca norueguesa.

2 comentários:

Anónimo disse...

porquê rios de mel? Descobri este gajo das fictícias que tem graça. http://omalestafeito.blogspot.com/feeds/posts/default

Unknown disse...

«[O SENHOR disse:] Desci a fim de o libertar da mão dos egípcios e de o fazer subir desta terra para uma terra boa e espaçosa, para uma terra que mana leite e mel, terra do cananeu, do hitita, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu.» Êxodo 3, 8.
Gostei muito de O Mal Está Feito.