18 de março de 2007

46. Estações

Esta semana começa a Primavera. É o tempo dos passarinhos, das borboletas e das flores. E vai prolongar-se, como é costume, até ao Verão. É um tempo bonito.
Perspectiva amarga: as pessoas já andam desvairadas. Um raio de sol e a temperatura nos 20 graus e começa a haver o trânsito infernal para as praias. Os óculos escuros boçais reaparecem. É quase uma obrigação, o desfrutar da estiagem. A excitação que o calor provoca no povo leva aos comportamentos mais estranhos, como os passeios no campo.
Com a Primavera recomeça também o mini-PREC (Processo Revolucionário Em Curso) anual. O mês de Abril é um crescendo de revivalismo que culmina nas manifestações do Primeiro de Maio. As coisas acalmam com as marchas forçadas para Fátima até ao dia 13 e com uma ou outra comemoração reaccionária no 28 de Maio. Mas a excitação revolucionária volta a aquecer com a Feira do Livro, talvez equilibrada com as noivas de Santo António.
Em Julho, finalmente, a multidão desaparece até à reentrada de Setembro. O Outono é sempre uma temporada mais honesta, de reorganização, de recomeço, de algum trabalho. E depois o reconfortante Inverno. E a inquieta Primavera outra vez.
Enfim. O importante é haver saúde.

2 comentários:

Anónimo disse...

Saudinha, diria a sábia Fada.
A2

Fada Moranga disse...

Oh sim!