7 de março de 2007

35. Grande Muralha

Fui informado pelo Great Firewall of China que este blogue foi bloqueado pelo Gabinete de Informação do Conselho de Estado da República Popular da China. Bem sei, a China outra vez. Mas afinal são 20% da humanidade.
Apesar desta censura, e dado que os chineses são os mestres da contrafacção, 3% dos visitantes deste blogue são residentes na China. Provavelmente são membros do Gabinete de Informação do Conselho de Estado da República Popular da China.
De certa forma é reconfortante ser finalmente vítima da censura. Posso enfim comover-me com os discursos e poemas do Manuel Alegre.
A investigação que se seguiu ao choque inicial provocado por esta revelação, informou-me que:
i) a República Popular da China tem uma Constituição, aprovada em 1982, com o seguinte artigo 35.º: «Os cidadãos da República Popular da China gozam de liberdade de expressão, imprensa, reunião, associação e manifestação». No entanto, «a República Popular da China é um estado socialista sob a ditadura democrática do povo ...» (artigo 1.º).
ii) Mao Tse-Tung, o pai do actual regime chinês, teve o seu primeiro emprego em 1919, como assistente de bibliotecário na Universidade de Pequim. Não sei que espólio bibliográfico haveria nessa época na biblioteca da Universidade de Pequim, mas o resultado é que, em 2007, este blogue foi bloqueado pelo Gabinete de Informação do Conselho de Estado da República Popular da China.
Tudo isto me incomoda, embora não saiba o interesse que as coisas que se escrevem aqui possam ter para aqueles 20% da humanidade. Ou mesmo para os 4% da humanidade que conseguem ler isto.

Sem comentários: