5 de outubro de 2008

400. O peso da ideia

«UMA MACHINA DE PESAR O PENSAMENTO
O dr. Anderson, professor da Universidade de Bale, inventou uma bascula com a qual julga poder pesar o pensamento humano.
A machina não é mais que um musculometro, de tão extraordinaria sensibilidade, que permitte registrar escrupulosamente no quadrante do apparelho as revoluções cardiacas e ao mesmo tempo a circulação do sangue no cerebro. E, partindo o dr. Anderson do principio phisiologico de que ha uma intima relação entre o pensamento consciente e a cerebração inconsciente, d'onde se deduz que todo o pensamento no cerebro dá uma impulsão de sangue cerebral ao conjuncto circulatorio, affirma que isto póde medir-se e pesar-se. O seu processo, portanto, é relativamente simples.
O individuo submettido á experiencia estende-se sobre a platina da balança e, com os braços unidos ao tronco, concentra a sua actividade cerebral ácerca de um dos seus sentimentos, seja o amor, o odio, os ciumes, etc.
O ponteiro da bascula regista immediatamente este esforço cerebral que, segundo o inventor, corresponde a um esforço mental, e vendo-se se augmenta ou diminue o peso, tira-se a differença, que é o peso da ideia.
Os homens de sciencia não déram ainda o seu assentimento completo ao valor biologico do apparelho, porque se esperam do inventor maiores e mais precisas explicações.»

in Novo Almanach de Lembranças Luso-Brazileiro para o Anno de 1906

Sem comentários: