13 de abril de 2007

72. Quinhentos e sete anos em meio minuto

1 de Maio de 1500:
«Easy segujmos nosso caminho per este mar delomgo ataa terça feira doitauas de pascoa que foram xxj dias dabril que topamos alguu[n]s synaaes de tera seemdo da dita jlha [sã njcolaao] segº os pilotos deziam obra de bje lx lxx legoas. os quaaes herã mujta camtidade deruas compridas aque os mareantes chamã botelho e asy outras aque tam bem chamã rrabo dasno.
E aaquarta feira segujmte pola manhãa topamos aves aque chamã fura buchos e neeste dia aoras de bespera ouuemos vjsta de tera premeiramente dhuu[m] gramde monte muy alto. e rredondo e doutras serras mais baixas ao sul dele e de trra chaã com grandes aruoredos ao qual monte alto ocapitam pos nome omonte pascoal E aatera atera davera cruz.»

Carta de Pedro vaz caminha sobre o descobrimento da Terra nova de Vera Cruz.


13 de Abril de 2007:
«Governistas já negociam com tucanos a aprovação de uma emenda que põe fim à reeleição e amplia em um ano a duração dos mandatos no país, segundo reportagem desta sexta-feira da Folha de S.Paulo.
Com o apoio do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), a proposta será apresentada pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, ao conselho político de coalizão em reunião no dia 23.
De acordo com a reportagem, a questão já foi pauta de almoço entre o deputado Jutahy Magalhães Júnior (PSDB-BA) e o governador da Bahia, o ex-ministro Jacques Wagner (PT), no sábado de Aleluia, na praia de Guarajuba (litoral norte baiano).
Jutahy teria informado que o governador defendeu a inclusão do fim da reeleição na agenda da reforma política.
Autor de emenda com esse teor, o tucano, no entanto, teria enfatizado o temor de que, com a tramitação, fosse aberta a oportunidade para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva buscar um terceiro mandato.
Segundo a reportagem, pelo projeto de Jutahy, os atuais governantes em primeiro mandato manteriam o direito à reeleição em 2010 e teriam ainda mais um ano de administração. O mesmo valeria para os prefeitos.»

Folha de São Paulo.

Sem comentários: